A reabilitação com metadona deve ser abrangente e duradoura para diminuir os sintomas agudos de abstinência a longo prazo. Existem muitos componentes para a reabilitação com metadona, uma vez que tirar os viciados em metadona da metadona pode ser mais difícil do que tirar os viciados em heroína da heroína. A razão é que a metadona produz uma dependência física e uma abstinência dolorosa e prolongada.
Embora repleto de perigos de possível Clínica de Reabilitação em João Pessoa overdose e morte pela combinação de metadona com álcool ou medicamentos anti-ansiedade, e pelo fato infalível de que você adquirirá uma dependência de metadona, o uso de metadona para o tratamento da dependência de heroína tem sido amplamente bem-sucedido.
Uma das razões pelas quais o uso de metadona foi questionado é por causa de seu uso recente como medicamento para dor crônica. Isso ocorreu devido ao abuso de oxycontin para dor crônica e ao mercado ilegal que se seguiu. Infelizmente, o alívio da dor da metadona dura 12 horas, mas a droga permanece em seu corpo por muito mais tempo.
A linha oficial é que o aumento de mortes envolvendo metadona se deve a três coisas:
1. Metadona obtida ilicitamente usada em doses excessivas ou repetitivas na tentativa de obter efeitos eufóricos.
2. Metadona, obtida lícita ou ilicitamente, utilizada em combinação com outros medicamentos prescritos, como benzodiazepínicos (medicamentos ansiolíticos), álcool ou outros opioides.
3. Um acúmulo de metadona em níveis séricos nocivos nos primeiros dias de tratamento para dependência ou dor, antes que a tolerância seja desenvolvida.
Com esses fatos, não é difícil entender por que, com o número de pacientes com dor crônica sendo incluídos na lista de usuários de metadona, o número de mortes envolvendo metadona aumentou.
Claro, enquanto o uso ilícito de metadona é responsável por um grande número de pacientes de reabilitação com metadona, os outros pacientes de reabilitação com metadona vêm de centros de dependência de heroína e dores crônicas.
A metadona como tratamento para heroína ou dor pode não funcionar como a cura apropriada para alguns pacientes. Quando os pacientes recebem metadona, eles são constantemente criticados para ver se a metadona está realmente melhorando o problema do paciente e se o paciente concorda com seu uso. Quando for descoberto que não funciona, o paciente precisará de reabilitação com metadona para limpar seu sistema da dependência de metadona que ocorreu.
Algumas das pessoas no programa de reabilitação com metadona podem até ser usuários bem-sucedidos de metadona que se sentem prejudicados pela necessidade de ir à clínica todos os dias para obter metadona.
Geralmente, a reabilitação com metadona deve consistir em um ambiente compassivo e de apoio, já que a parte inicial do programa é onde o cliente viverá por algumas semanas, lidando com as mudanças mentais, emocionais, químicas e físicas que ocorrerão.
Simultaneamente, avaliações e programas individuais detalhados e precisos precisam ser feitos pela equipe, abordando não apenas a parte inicial da desintoxicação do tratamento de reabilitação com metadona, mas também as causas dos problemas que levaram o paciente ao ponto de usar metadona.
Encontrar essas causas e soluções é a única maneira de fazer o programa funcionar a longo prazo. Às vezes, o tratamento de diagnóstico duplo será um dos principais componentes de seu tratamento, pois pode haver vários vícios e várias doenças mentais para abordar e tratar.
Uma instalação de reabilitação com metadona deve incluir cuidados residenciais prolongados e serviços de pós-tratamento vitalícios, bem como sessões em grupo e um programa familiar após o término da desintoxicação inicial. Um bom programa de tratamento de reabilitação com metadona também ajudará nas partes críticas da vida do cliente, como família, empregadores, escola e sistema legal, e manterá a sobriedade para ajudar a preparar o paciente para uma reentrada gradual na sociedade.